Como ter um E-commerce de Sucesso

Etapa 1: Dicas para criar seu e-commerce

Registro de Domínio

O domínio é o seu endereço na internet, e deve fazer referência a sua empresa ou ao seu negócio.

Dica: Não utilize símbolos, números ou caracteres especiais.

Lembrete: O domínio é exclusivo, portanto, é importante verificar sua disponibilidade.
Verifique aqui: https://registro.br/


Hospedagem de Site

A hospedagem é responsável por armazenar os componentes do seu site, ou seja, arquivos, imagens e conteúdos.

Preciso de qual hospedagem?

Antes, você precisa avaliar algumas características que o seu site possui e qual a sua real necessidade.

Tipo do seu site:

  • Site Institucional
  • Blog Pessoal
  • Portal de conteúdo

Previsão do número de visitantes

Quanto espaço é preciso para armazenar os conteúdos

Você pode escolher entre:

Hospedagem Compartilhada:
O melhor custo-benefício.
É um servidor compartilhado, ou seja, você e outras pessoas compartilham os recursos do servidor. Cada conta tem um acesso restrito e particular com recursos pré-definidos.

Hospedagem WordPress:
Plataforma totalmente otimizada para sites WordPress de todos os tamanhos, o servidor possui arquitetura que garante maior velocidade de carregamento do site, além de segurança e desempenho acima da média

Servidor Dedicado:
Alto desempenho e capacidade de processamento, é indicado para sites e e-commerces com fluxo intenso de acessos, sistemas mais robustos, ou que necessitam de acesso root para instalar aplicações.


E-mail profissional

O e-mail profissional agrega valor e credibilidade a sua marca por usar o seu próprio domínio, ex: contato@seudominio.com.br, ao contrário dos e-mails privados mais conhecidos (Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros).

Dica: Antes de criar um e-mail profissional, você precisa registrar um domínio.


Segurança do seu site

Manter o seu site seguro é primordial tanto para você quanto para o seu cliente, ainda mais em um e-commerce. Existem alguns recursos e boas práticas que reforçam essa segurança.

Começo por onde?

Backup Online
O Backup online é uma cópia de segurança automática e exclusiva para o site, garantindo que arquivos e banco de dados possam ser facilmente recuperados em caso de danos, ataques, infecções e modificações incorretas feitas pelo administrador.

Certificado SSL
O certificado SSL é um sistema que utiliza criptografia para codificar dados financeiros e evitar que terceiros acessem essas informações. Além disso, o certificado SSL aumenta a relevância do site nos resultados de busca do Google.

SiteLock (anti-vírus)
O SiteLock detecta ameaças online que podem infectar os computadores dos visitantes. Além disso, ajuda a limpar o site antes que os malwares tenham chance de causar algum dano.


Layout responsivo

O layout de todo site ou e-commerce deve ser construído de maneira que seja adequado a todos os dispositivos disponíveis no mercado. Assim o cliente que acessa pelo smartphone, por exemplo, consegue navegar da mesma maneira que aquele que acessa o endereço pelo notebook. Além disso, agrega maior efetividade nas vendas e possui prioridade nos resultados de busca do Google.

O design responsivo proporciona a mesma experiência de navegação a todos os usuários.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 89% dos usuários utilizam smartphones para procurar informações, serviços e produtos na internet.

Dica: imagens pesadas influenciam diretamente no tempo de carregamento do site.

Etapa 2: Dicas de Marketing Digital para o seu E-commerce

Planejamento: crie um plano de Marketing específico

O planejamento de Marketing será o mapa que ajudará a guiar suas ideias e pensamentos; ele é vital para que você possa determinar como avançar e para onde, e como competir com maior eficiência.

Dica: independente do setor de atuação, é imprescindível que você conheça de perto os seus concorrentes, quais estratégias utilizam para divulgar a sua marca e como conquistam os clientes.


Gere Conteúdo

Em processos de vendas mais complexos ou em contratação de serviços, o consumidor costuma buscar muito mais do que preços baixos. Ele procura saber se a empresa realmente está apta a resolver o seu problema. A melhor forma da sua organização provar este valor é através dos conteúdos do seu site ou blog. Atenção: não crie conteúdo só por criar. Estude sua persona, entenda sua dor e ofereça materiais focados em suas necessidades.

Dica: Bons conteúdos atraem a atenção por meio da educação e promovem engajamento com o potencial cliente.


Vendas: facilite o fluxo de compra

O cliente deve conseguir chegar ao produto que deseja em, no máximo, três cliques. Para isso, a organização dos itens deve ser como uma prateleira, com filtros de busca úteis e inteligentes.

Dica: Nada de criar formulários muito extensos até a confirmação da compra.


Produtos: esclareça os pontos essenciais da sua solução

Coloque-se no lugar do seu cliente: quais informações você iria querer saber sobre um produto? Por exemplo, se você tem uma loja de camisetas, informações como tamanho, tipo de tecido, cores, preço, frete, política de devolução e fotos de alta qualidade são essenciais.
Agora, se o seu produto é mais complexo, como um maquinário, talvez valha a pena oferecer um vídeo explicativo ou PDF com especificidades para que o consumidor saiba mais sobre a solução.

Lembrete: se o seu cliente tiver alguma dúvida sobre o seu produto e o seu site não saná-la, ele certamente procurará outra opção.


Experiência do cliente: foco no usuário

Muitas empresas enxergam e-commerce apenas como um local de exposição de produtos, quando na verdade, precisam vê-los como um canal de experiência do seu usuário com a sua solução.
Aumentar a satisfação do usuário, melhorando acessibilidade, usabilidade e eficiência da interação do usuário com os sites é vital para o sucesso do seu e-commerce.

Dica: Focar na experiência do seu usuário ajuda a capturar e manter a atenção do seu público atual e potencial.


Gestão: Atenção à cadeia de suprimentos de negócios

A realização do pedido pode ocorrer nos bastidores, mas as suas consequências são sentidas, e muito!, pelos clientes. Mercadorias incorretas, danificadas, atrasadas ou perdidas podem garantir que o consumidor nunca mais volte ao seu site. Assim sendo, trabalhe para garantir que toda a sua cadeia de suprimentos esteja alinhada e pronta para atender qualquer demanda. Só prometa o que você pode cumprir!

Dicas:
– Tenha um controle de estoque. Seja sempre pontual nas suas entregas;
– Tenha um canal de atendimento e um pós venda para atender seus clientes.


Otimização: fique de olho no carrinho de compras

Um dos grandes problemas da conversão é o abandono do carrinho de compras. Para amenizar isso, pense no carrinho de compras como uma landing page. Você deve manter as informações de rodapé, com política
de privacidade, opções de entrega etc., mas todos devem abrir na mesma página. Você também pode permitir que os usuários naveguem por breadcrumbs no processo de compra, caso necessitem alterar alguma informação (afinal, isso evita o “voltar” do navegador).

Lembrete: É no carrinho que você pode oferecer cupons de desconto e outros produtos que se adequam ao desejo do cliente. Economize nas informações solicitadas no momento do fechamento da compra.


Métricas: configure o Funil de Vendas do Google Analytics

Configurar um funil de vendas para as lojas virtuais é essencial para o desempenho de todo e-commerce. Através dele, você cria segmentos de comércio eletrônico clicando nas etapas do funil e nas setas de abandono nos relatórios de comportamento de compras e de comportamento de checkout.

Dica: As metas do Google Analytics servem para ajudar a avaliar se os objetivos de seu site estão sendo cumpridos.


Solicite um Orçamento para desenvolvimento de sua Loja Virtual com WooCommerce ou entre em contato através do (11) 98319-9056:

Design Responsivo

Marketing Digital

Google Adwords