Entenda o que é marketing de conteúdo

Entenda o que é marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo não é focado em vendas, mas sim na comunicação da marca os com os potenciais clientes, a informação é usada como diferencial e ajuda a criar um relacionamento duradouro. O conteúdo é produzido visando aproximar o cliente e sanar suas dúvidas, e pode ter diversas formas como notícias, ebooks, posts de blog, artigos, imagens, posts de mídias sociais, entre outros.

Ele visa criar e compartilhar conteúdo relevante para atrair e envolver o público-alvo. O conteúdo entra como estratégia para auxiliar nas escolhas de compra, afinal hoje em dia os clientes são bem informados e tomam decisões aprofundadas, dessa forma é preciso informar para ajudar no processo de tomada de decisão dos seus potenciais clientes.

Quando sua empresa informa os consumidores sobre assuntos referentes a sua área de atuação, sobre seus serviços e produtos, você constrói uma imagem de referência no segmento. Se você produz conteúdo relevante para seu público ele passa a te enxergar como um especialista na área e passa a confiar na sua marca.

Sendo assim, o marketing de conteúdo ajuda a transformar os seus potenciais clientes em clientes, e fidelizar os atuais. Já que vivemos numa época onde cada pessoa tem milhares de opções para escolher é preciso que a sua empresa se destaque, que ela pareça ser a melhor opção. É aí que entra o conteúdo, quem informa detém o conhecimento e o público sente maior segurança em optar pelos seus produtos ou serviços.

5 motivos para sua empresa investir em marketing de conteúdo

O marketing se transforma o tempo todo, e as formas de se comunicar também se transformaram. Se antes a melhor forma de comunicar seu produto ou serviço ao público era impondo sua visibilidade de forma um pouco mais invasiva e impessoal, hoje o cenário mudou muito. As pessoas procuram se identificar de verdade com algo para só então passar a consumir. Dentro desta nova realidade, o marketing de conteúdo é uma das mais poderosas ferramentas. É a partir dele que sua marca poderá conversar adequadamente com o público, gerando leads e criando conteúdo realmente relevante para as pessoas. O content marketing é indispensável nas estratégias de marketing digital por vários motivos, e separamos cinco deles para que fique mais clara sua importância.

1) Informação é o que move o mundo moderno

Em um mundo altamente conectado e com relações baseadas nas experiências digitais, é natural que o comprador busque informações sobre o produto ou serviço que deseja. Porém, ao encontrar essas informações, ele quer muito mais. O cliente moderno busca algo além da compra: ele quer soluções para os seus problemas, sejam eles quais forem, dos mais básicos aos mais complexos. E é aí que o trabalho de conteúdo entra.

A estratégia de conteúdo deve contemplar a criação de conteúdo relevante para os compradores – ou buyer personas. Mesmo que as personas não estejam preparadas ainda para comprar, é criando essa relação e provendo as respostas buscadas por elas que sua marca se tornará referência e passará a ser a opção quando o cliente estiver pronto.

2) Integração com estratégias diversas de marketing digital

Quando pensamos em conteúdo, geralmente vêm à cabeça os blogs ou sites, certo? No entanto, o content marketing se aplica e permeia diversas outras estratégias dentro do marketing digital, como o inbound, o email marketing e social media. Com um material bem pensado e bem elaborado, é possível trabalhar o conteúdo em diversos locais atingindo potenciais clientes de diversas formas, sempre oferecendo algo exclusivo e diferenciado.

3) Educando o mercado

Dependendo do ramo em que sua empresa atua, a aplicação do seu serviço ou produto pode ser bastante específica. Se esse for o caso, é possível utilizar o content marketing para desmistificar possíveis mitos em relação ao seu campo de atuação, além de mostrar de forma didática e interessante como as suas soluções funcionam.

4) Seja visto como referência na sua área

Existem diversas empresas no mercado, dos mais diversificados segmentos, e com múltiplas similaridades. O que vai diferenciar seu negócio é a forma como você se posiciona em relação ao assunto de seu nicho, de como você fala sobre ele, e, o mais importante: sobre como você tem domínio sobre ele. As pessoas querem comprar de quem sabe bem o que está fazendo, de quem se destaca pelo conhecimento que compartilha e pelas novidades e soluções que oferece. O marketing de conteúdo é a estratégia perfeita para posicionar seu negócio como autoridade na área. Assim, fica muito mais fácil a persona se identificar com o seu conteúdo e procurar sua empresa quando estiver pronta para comprar.

5) Content marketing qualifica seus leads

Segundo estudo divulgado pela consultoria americana Demand Metric, os números relacionados ao content marketing dizem que as estratégias de conteúdo atraem consumidores qualificados, que estão interessados no seu nicho. Veja só:

  1. 80% dos internautas gostam de aprender sobre uma empresa por meio de conteúdo customizado.
  2. 60% das pessoas procuram produto de uma empresa após lerem conteúdo a respeito dele.
  3. Para conhecer detalhes de uma empresa, 70% das pessoas preferem artigos a comerciais.
  4. 60% dos consumidores gostam de ler conteúdo relevante criado por marcas.
  5. 82% criam sentimento positivo sobre uma empresa depois de ler conteúdo produzido por ela.
  6. 90% consideram conteúdo customizado útil.

Além de tudo isso, uma última observação: segundo a mesma pesquisa, o content marketing custa 62% menos do que marketing tradicional e gera retorno três vezes maior.

Observação:

O que o Ebook e o White Paper têm em comum?

São desenvolvidos para fins educativos
Marketing de Conteúdo: ambos são produtos reconhecidos pelo meio
Referência: ambos ajudam a se posicionar no mercado como fator referencial
Público-alvo: ambos são considerados produtos com audiência específica
Problema/Oportunidade: ambos têm foco na resolução de problemas e criação de oportunidades

Agora vamos às diferenças:

White Paper

Longos, lineares, e aprofundados em um único tópico
Centrado em dados e baseado em pesquisas quantificáveis
Focado no texto com o mínimo de gráficos
Tom formal semelhante ao acadêmico
Geralmente possui de 5 a 12 páginas

Ebook

Formato de blocos escaneáveis de texto
Centrado em conceitos, com formatos especiais para as recentes tendências da indústria
Formato que lembra uma revista com textos, imagens e gráficos
Tom menos formal que o White Paper. Uma conversa entre iguais.Permite maior interação com o conteúdo, com links e mídias adicionais
Pode possuir de 10 até 200 páginas

Antes de optar por um ou outro, as perguntas básicas que você deve fazer a si mesmo são:

Eu quero me evidenciar como um expert da área?

É provável que a melhor escolha seja o White Paper.

Eu quero me evidenciar como um fomentador de conversas e engajamento?

É provável que a melhor escolha seja o Ebook.

6 ferramentas gratuitas para criar um e-book ou White Paper

Você pode usar um editor de textos e depois transformar o arquivo em pdf para criar seus e-books, mas há várias ferramentas disponíveis para você incrementar seu e-book:

1- 3D Pack

Nesse site você cria uma linda capa em 3D para ajudar na divulgação de seu e-book. Ideal para quem não sabe ou não tem tempo de trabalhar com editores de imagens como o Photoshop e o Gimp.

2- Papyrus

Uma startup indiana de produção, publicação e comercialização de ebooks disponível gratuitamente para os navegadores Chrome e Safari. É possível escolher um estilo partir de uma lista de modelos de capa e tipos de fonte pré-definidos e personalizá-lo de acordo com suas necessidades. Também dá para inserir imagens e links, além de texto, claro. Há uma funcionalidade para importar textos e imagens a partir de uma URL, o que permite, entre outras coisas, transformar um blog em livro.

3- youblisher

Com esse site você transforma os seus documentos em revistas digitais, permitindo que qualquer usuário acesse com o navegador web o conteúdo que você disponibilizou. Os arquivos ficam armazenados no próprio site do serviço.

4- Issu

Criado por um bando de nerds com um amor interminável pela indústria de publicação, o issuu cresceu e se tornou uma das maiores redes de publicação do setor. É um arquivo, biblioteca e banca de revistas… tudo reunido em uma única experiência de leitura.

5- Livros Digitais

Plataforma gratuita desenvolvida no Instituto Paramitas, em português, é inteiramente online, ou seja, não é necessário baixar e instalar um programa em seu computador, apenas fazer um cadastro para ter acesso à área de criação e publicação.

6- My Ebook Maker

É uma ferramenta online e gratuita para criação de ebooks no formato .epub. Após o cadastro, o usuário começa fazendo a capa (com título, autor e uma imagem, se quiser) e depois produz cada capítulo em uma página diferente, que possui um jeitão parecido com o Word.

Design Responsivo

Marketing Digital

Google Adwords