Meu site não aparece nos buscadores. E agora?

Meu site não aparece nos buscadores. E agora?

Sites de busca podem ser grandes aliados na hora de divulgar a sua loja virtual. Diante da crescente concorrência no mundo online, essas ferramentas são cada vez mais estratégicas para tornar sua página mais conhecida e, claro, alavancar suas vendas.

A maioria dos sites é rastreada automaticamente pelos buscadores. Mas algumas páginas podem passar despercebidas nas varreduras e não serem indexadas pelos robôs de buscas logo de cara.

Nesse caso, é possível incluir sua loja virtual nos buscadores desejados manualmente. Basta preencher um cadastro e enviar sua URL (veja como funciona no Google, por exemplo). Outra forma eficaz de entrar no radar da ferramenta de busca é fazer com que um link para seu site apareça em outro já indexado.

Depois disso, a preocupação passa a ser conquistar um bom posicionamento no ranking dos resultados de busca.

Para isso, é preciso tomar algumas medidas, como descrever detalhadamente os seus produtos, usando as palavras-chave e tags certas. Pesquise quais são os termos de busca que os internautas usam para procurar produtos e serviços similares aos seus e aposte nessas expressões na hora de descrevê-los.

Outra dica é o uso de URLs amigáveis, aquelas que não são apenas uma combinação confusa de caracteres, mas sim uma descrição do conteúdo que se encontra naquela página.

E acredite: um design ruim pode dificultar o rastreamento eficiente do conteúdo. Um site fácil de navegar, organizado por categorias, conta pontos junto ao buscador, pois ele considera que o cliente terá facilidade em encontrar o que procura.
Criar um blog para falar dos seus produtos e dar dicas úteis aos clientes também ajuda sua loja a se tornar mais relevante nas buscas. Quanto maior o volume de conteúdo de qualidade relacionado a palavras-chaves relevantes no seu site, maiores as chances de aparecer bem.

Estar presente nas redes sociais também ajuda a aumentar o tráfego para a sua página, além de atribuir relevância à sua marca.

Quer mais dicas sobre como usar as buscas (tanto as orgânicas quanto as patrocinadas) a favor do seu negócio? Confira aqui:

Design Responsivo

Marketing Digital

Google Adwords