Como tornar seu site acessível aos mecanismos de busca

Tornar o conteúdo de seu site acessível para os mecanismos de busca é o primeiro passo no sentido de criar visibilidade nos resultados de busca.

Para desenvolver uma arquitetura de site voltada para SEO, é necessária uma quantidade significativa de raciocínio, planejamento e comunicação devido ao grande número de fatores que influenciam a forma em que o mecanismo de busca vê seu site, e ao grande número de maneiras em que um site pode ser montado.

O primeiro passo no processo do projeto de SEO é ter certeza de que seu site possa ser encontrado e rastreado pelos mecanismos de busca. Para ter uma boa classificação nos mecanismos de busca, o conteúdo do seu site deve estar na forma de texto HTML e com uma estrutura de design responsivo (compatível aos dispositivos móveis). Segundo o IBGE, Celular é principal meio de acesso à internet no Brasil.

Investir em  estruturas de links que possibilitam rastreamento é fundamental. Os mecanismos de busca utilizam links em páginas da Web para ajudá-los a descobrir outras páginas da Web e outros sites. Por esse motivo, recomendamos enfaticamente que você invista tempo em construir uma estrutura de links internos que os spiders possam rastrear com facilidade. Muitos sites cometem um erro crítico de ocultar ou dificultar a visão de sua navegação de forma a limitar a acessibilidade dos spiders, afetando, assim, a capacidade de listar as páginas nos índices dos mecanismos de busca.

Na figura acima, o spider do buscador chegou à página A e viu links com as páginas Be E. No entanto, embora as páginas C e D sejam importantes no site, o spider não tem como chegar até elas (nem mesmo saber que elas existem) porque não há nenhum link direto, e que possa ser rastreado, que aponte para essas páginas.

No caso acima, a única chance do spider chegar a página C seria a sua adição no sitemap do seu site.

A adição de uma URL a um arquivo Sitemap (arquivo em XML) não garante que ela será rastreada ou indexada. No entanto, pode gerar páginas que, do contrário, não seriam descobertas nem indexadas pelos mecanismos de busca que estão sendo rastreados e indexados.

O XML Sitemap é uma ferramenta útil e, em alguns casos, essencial para o seu site. De modo particular, se você tiver razão para acreditar que o site não está totalmente indexado, um XML Sitemap pode ajudá-lo a aumentar o número de páginas indexadas.