Os e-commerce têm crescido substancialmente nos últimos meses e as redes sociais podem alavancar ainda mais

As redes sociais passaram a fazer parte da vida da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais usa as mídias sociais na América Latina.

De acordo com o relatório digital de 2019, divulgado pela We are Social e pela Hootsuite, 66% da população brasileira é ativa nas redes sociais.

Esse público costuma, em sua maioria, utilizar as redes com viés comercial, buscando serviços ou produtos na Internet todos os dias.

Para ganhar maior visibilidade no mercado e se conectar com os clientes, os empreendedores podem utilizar as redes ao seu favor, pois seus clientes, obviamente, estão nas mídias sociais.

Investindo nas redes sociais em 2021

O brasileiro passa em média 9,7 horas por mês nas mídias sociais, está mais conectado do que nunca e usa a internet para encontrar notícias, restaurantes, conteúdos, serviços e tudo o que quiser.

Por isso, a empresa tem consciência da importância de estar no mundo digital todos os dias.

Baixo custo de investir em mídias sociais

O custo da publicidade e de outros métodos de comunicação na Internet não é igualado a outros meios, como televisão e rádio. Na Internet, é possível criar ações com custo baixíssimo e o melhor preço, atraindo um público igualmente amplo.

Estimula a interação com o público

Um bom relacionamento é essencial para que o público-alvo reconheça e esteja seguro na hora de adquirir um produto ou serviço.

Ele nem sempre está disposto a preencher o formulário de contato em seu site, nem a atender o telefone.

Proporcionar abertura para que ele possa interagir com a marca por meio das redes sociais, além de otimizar o tempo dos clientes, também pode reduzir a taxa de rejeição.

Priorizar qualidade ao invés de quantidade

Nem todas as redes sociais são adequadas ao seu negócio e aos objetivos definidos.

Existem duas razões. Primeiro, porque a maioria dos pequenos empresários precisa gerenciar suas próprias redes. Segundo porque cada rede social tem seu específico público. Por exemplo, o público do TikTok não é o mesmo do Facebook, que não é o mesmo do Instagram, nem o mesmo do Twitter ou o mesmo do Pinterest.

Mensuração rápidas dos resultados

Uma das grandes vantagens das mídias sociais para as empresas é que os resultados são mensuráveis ​​e podem fornecer relatórios e informações às empresas, ao passo que outros meios de comunicação geralmente não podem referir-se a relatórios e informações com tanta precisão.

Proximidade com a concorrência

Por meio das redes sociais, também é possível analisar os concorrentes para entender as inovações e falhas, para que seja possível estar sempre um passo à frente.

Assim, por meio desse dinamismo é possível testar e avaliar uma estratégia. Analisar dados, tais como: o número de cliques em cada postagem, o número de postagens recebidas, o tempo de lançamento, o conteúdo e o número de visitas.

Em seguida, fazer os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar continuamente o desempenho.

Sempre é importante verificar os dados diariamente, a fim de entender o que funciona e o que precisa ser mudado. Com as redes sociais, diferentemente do marketing convencional, isso é possível.