Como criar classes de entrega no Woocommerce

Como criar classes de entrega no Woocommerce

Há produtos nas lojas virtuais que não se encaixam nos requisitos de entrega pelos correios. Nesses casos precisamos utilizar outras alternativas de envio, e na maioria das vezes, essas alternativas são mais custosas, o maior problema é quando não temos ideia de quanto ficará o frete de determinados produtos, isso é muito comum quando estamos iniciando um e-commerce ou começamos a vender uma categoria totalmente nova em nossa loja.

Para esses casos sugiro o uso da “classes de entrega” no WooCommerce

Como Funciona

As Classes de Entrega WooCommerce funcionam de maneira a personalizar os valores aplicados a cada produto dentro de sua loja. Assim, você precisará trabalhar com Taxa Fixa, que quando combinada com uma ou mais classes previamente criadas e configuradas, o valor do frete será calculado obedecendo tais regras.

Trabalhar com Taxa Fixa e Classes de Entrega é algo extremamente útil para lojas que possuem diferentes fornecedores, têm planos calculados por região ou qualquer outra necessidade que se perceba. Portanto, você tem uma customização para os valores do serviço de frete e deve planejar e aplicar seu uso com cuidado. Afinal de contas, nenhum cliente vai gostar de pagar por valores exorbitantes e que muitas vezes fogem e muito, dos valores tradicionais para receber um produto em casa.

Primeiros Passos

A primeira coisa que precisamos fazer para trabalhar com Classes de Entrega em uma Loja WooCommerce é criá-las. Para isso você deve realizar login para seu Painel Administrativo e então acessar WooCommerce > Entrega > Classes de Entrega

Seguindo a mesma lógica e estrutura para criação de categorias, você não terá dificuldade em criar classes para sua loja virtual. É possível adicionar novas classes ou editar classes existentes a qualquer momento.

Nessa área você precisa apenas atribuir um Nome e Slug para sua classe de entrega. Caso o seu e-commerce necessite de uma estrutura mais avançada, facilmente você trabalhará com Classes e Sub-Classes.

Configurando Taxa Fixa com Classes de Entrega

Agora que já temos a classe de entrega chamada Frete Casinha criada, podemos configurar a Taxa Fixa de nossa loja virtual. Observação importante: você não precisa ter Classes de Entrega para trabalhar com taxas fixas, mas se precisar que estas sejam diferentes para produtos específicos a utilização de classes é obrigatória.

Ainda em sua Dashboard você deve acessar WooCommerce > Configurações e então clicar na aba Entrega. Após a página ser exibida, clique em Taxa Fixa.

Diferentes Formas de Aplicar Classes de Entrega

Como disse anteriormente, com o uso das classes de entrega WooCommerce você pode calcular diferentes valores de frete por produto. Quero dizer com isso que é possível adicionar um valor em cima da Taxa configurada como fixa, ou aplicar o cálculo apenas para produtos que não estão marcados com determinada classe.

Vou te ensinar como aplicar as 2 formas – primeiro adição de valor para a classe e depois frete gratuito para aquela classe, onde os valores são aplicados apenas para os que não fazem parte da classe Frete Assinatura que criamos anteriormente.
Adição no Valor do Frete

No cenário que apresento a seguir, não determinarei uma Taxa Fixa, apenas aplicarei uma regra para quando um produto pertencer a classe Frete Assinatura o mesmo terá o custo fixo de R$10,00 por produto no carrinho. Em todo caso, você pode sim definir um valor para Taxa Fixa e ainda valores a mais que serão somados por classe.

Em Custo para quando não possui classe de entrega eu deixei vazio.

Agora, no momento de exibir os custos de envio dentro da minha loja aparecerá assim:

Frete Grátis para Produtos

Neste caso eu não irei determinar um valor para minha Taxa Fixa, mas apenas na área referente a classe Frete Assinatura eu definirei a regra de custo para quando um produto não possuir tal classe de entrega.

Aqui a configuração será um pouco mais avançada, para que você veja quais as possibilidades que a plataforma te dá.

Ao invés de deixar a área de “Frete Assinatura” custo da classe de entrega vazio, adicionei a palavra Grátis – isso para que o cliente saiba que determinado produto não terá seu envio cobrado.

Em Custo para quando possui classe de entrega determino como será o cálculo de custo de envio para os produtos não pertencentes à classe Frete Assinatura. Então, presta atenção:

Primeiro eu defino que R$5,00 é o meu valor base;
Depois eu faço um cálculo diferente para os demais produtos, ou seja, não cobrarei R$5,00 por cada produto, mas sim R$2,00 por cada um deles e somo com o valor base.
Resultado -> Se tenho 3 produtos no carrinho e apenas 1 deles pertence a classe Frete Assinatura, o custo de entrega terá o total de R$9,00.

Veja como a aplicação será realizada:

Aplicando Classe de Entrega a um Produto

Classe de Entrega criada, seus custos e regras de aplicação devidamente configurados. Agora você precisa dizer quais produtos devem pertencer a mesma.

Acesse a lista de produtos cadastrados ou cadastre um novo na área Produtos na barra lateral esquerda de sua Dashboard. Dentro da página de cadastro/edição de um produto, busque pelo boxe Dados do Produto e então clique na aba Entrega.

Você verá que há a possibilidade de selecionar uma Classe de envio. Escolha aquela que criamos (Frete Assinatura) e depois publique/atualize o produto.
Conclusão

Utilizar de todos os recursos que o WooCommerce oferece de forma nativa é incrível. Muitas vezes fazê-lo de forma completa não é possível, eu sei. Pois diferentes são as necessidades de cada negócio.

No entanto, estudar a utilização das Classes de Entrega WooCommerce é algo muito importante para desenvolvedores e gerentes de lojas virtuais, porque permite que a empresa repasse um valor justo para seus clientes e não perca dinheiro com os custos de envio. Isso porque a personalização e adaptação de regras para cada loja é primordial para um trabalho bem feito e lucrativo.

Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.

Deixe uma resposta

Design Responsivo

Marketing Digital

Google Adwords