Migrando seu site em WordPress manualmente

Migrando seu site em WordPress manualmente

Siga os passos a seguir:

  • Um site em WordPress já publicado com seu tema e plugins;
  • Um segundo ambiente onde você deseja migrar o seu site.
  • Um cliente de FTP, um editor de código, e acesso ao phpMyAdmin.
  • Instalar uma nova versão do WordPress em um ambiente novo, ou seja, um WordPress virgem.
  • O conteúdo do seu diretório wp-content, ou seja, temas, plugins e uploads.
  • Seu banco de dados.

Antes de iniciar, desative os ‘links permanentes’ do seu antigo site. Vá em Configurações > Links Permanentes, selecione a opção Padrão e clique em Salvar alterações.

Primeiramente, faça uma cópia local do seu diretório wp-content. Isso conterá todos os seus arquivos de temas, plugins e de uploads de mídia.

Quando você fizer o upload do seu site novo, você pode escolher por não enviar os arquivos de temas e plugins, mas sim, reinstalá-los no site novo, usando as telas de administração. Ou você pode carregar(upload) apenas a cópia que você fez do seu site antigo — ambos funcionam.

Abra o PhpMyAdmin do seu site. Isso será fornecido tanto pelo seu provedor de hospedagem como se você estiver trabalhando com um site local, ele vem junto do MAMP.

Encontre o banco de dados do site que você deseja migrar e clique na aba Exportar(Export). Clique em Executar(Go), e um arquivo sql com o banco de dados será baixado para sua máquina.

Nota: Se você tiver mais de um banco de dados na sua conta de hospedagem ou servidor, você pode descobrir qual se aplica a este site, verificando o arquivo wp-config.php do seu site.

Antes que você importe suas tabelas de banco de dados para o novo site, você precisará fazer algumas edições no arquivo sql que você acabou de baixar. Eu sempre faço uma cópia deste arquivo antes de começar, e inicio o nome com copia- , assim eu sei que é o arquivo de backup.

Abra o arquivo sql no seu editor de texto preferencial e substitua todas as ocorrências do nome de domínio antigo do seu site para o nome de domínio novo.

Assim, por exemplo:

Utilize o comando “substituir” do seu editor de texto para acelerar o processo — podem existir milhares de instâncias. Salve o seu arquivo sql.

Nota: Um modo alternativo de se fazer isso é utilizando o script Pesquisar e Substituir da InterConnectIT, que automatiza este processo.

Em seguida, você precisa instalar o WordPress no novo ambiente. Faça isso como você faria normalmente.

Antes de importar o banco de dados, é uma boa idéia instalar plugins e temas, se alguma tabela que for criada por estes não estiver no banco de dados, não irá funcionar sem eles instalados.

Você pode tanto reinstalar quaisquer temas e plugins no seu site novo, como fazer o upload da sua cópia local, usando seu cliente FTP. Copie-os para a pasta wp_content, com a mesma estrutura do seu site antigo. Talvez você precise remover qualquer diretório novo que WordPress tenha criado na pasta uploads para que eles não conflitem com os que você está importando.

Antes que você possa importar o banco de dados do seu site antigo, você precisa eliminar(drop) as tabelas novas que o WordPress criou por você em seu site antigo. [ESTA TAREFA É ARRISCADA E É IRREVERSÍVEL, tenha sempre um backup antes de eliminar/dropar qualquer tabela do seu banco de dados]

No phpMyAdmin, encontre o banco de dados do seu site novo e clique na aba Estrutura.

Selecione todas(Marcar todos/Check all) as tabelas do banco de dados. Clique no menu dropdown Com marcados(With selected):, selecione Eliminar(Drop) e clique em Sim(Yes). Veja abaixo onde eu selecionei todas minhas tabelas prontas para eliminá-las(drop):

Ainda no phpMyAdmin, selecione a aba Importar(Import) e clique no botão Escolher arquivo(Choose file). Selecione o arquivo sql que você editou e clique em Escolher(Choose) ou OK. Clique em Executar(Go) e suas tabelas de banco de dados serão importadas.

Isto pode demorar um pouco!

Limpe o cache do seu navegador. Isso evita qualquer problema causados pelo conteúdo de cache do navegador no site antigo.

Faça login no admin do WordPress para o site novo. Seus detalhes de login serão o mesmo do seu site antigo — se você especificou detalhes de login diferentes ao instalar remotamente, estas serão substituídas pelo banco de dados importado.

Visite a tela de Links Permanentes(Permalinks) e volte a ativar os links permanentes de sua escolha.

Agora verifique se seus plugins e widgets estão funcionando corretamente e faça qualquer ajuste que achar necessário.

Deixe uma resposta

Design Responsivo

Marketing Digital

Google Adwords